Alcoolismo
Tem tratamento
Ajudar uma pessoa a ir a um tratamento de alcoólatras e mudar seu comportamento não é simples, mas o primeiro passo pode ser dado com a compreensão, o apoio e a disposição de fazê-lo refletir e, junto com ele, encontrar um caminho.
Tenha a consciência de que mesmo com muito esforço e dedicação, a mudança será um processo difícil, demorado e permeado de dúvidas e recaídas. Por isso, além de auxiliar o indivíduo, é importante que haja um acompanhamento específico e dirigido para os amigos e familiares, para que possam compreender a doença e seus desdobramentos e, posteriormente, receber orientação adequada sobre a melhor forma de ajudar o outro e a si mesmo.
O alcoolismo é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois é a dependência do indivíduo ao álcool, onde este acaba por consumir de forma excessiva, contínua e compulsiva bebidas alcoólicas.
Com o uso excessivo do álcool o dependente acaba desenvolvendo a tolerância, onde ele precisará aumentar cada vez mais o consumo da substância, para ter os efeitos que tinha antes com pequenas quantidades.
A dependência do álcool ocorre quando o indivíduo não consegue mais interromper o uso da substância, e caso pare com o consumo começa a apresentar sintomas de abstinência, como tremores, ansiedade, fadiga, depressão e dor de cabeça.
O alcoolismo é um problema que afeta muitas famílias, além de acarretar sérias consequências a vida do dependente.
Esse problema não possui uma cura, mas sim tratamento, onde seus efeitos podem ser amenizados e controlados.
Existem diferentes tipos de tratamento para alcoólatras no Grupo Clínicas de Recuperação, como terapia familiar, de aversão e comportamental, aconselhamento, grupos de apoio e utilização de medicamentos.