Tratamento para Alcoólatras

Alcoolismo

Tem tratamento

Ajudar uma pessoa a ir a um tratamento de alcoólatras e  mudar seu comportamento não é simples, mas o primeiro passo pode ser dado com a compreensão, o apoio e a disposição de fazê-lo refletir e, junto com ele, encontrar um caminho.

Tenha a consciência de que mesmo com muito esforço e dedicação, a mudança será um processo difícil, demorado e permeado de dúvidas e recaídas. Por isso, além de auxiliar o indivíduo, é importante que haja um acompanhamento específico e dirigido para os amigos e familiares, para que possam compreender a doença e seus desdobramentos e, posteriormente, receber orientação adequada sobre a melhor forma de ajudar o outro e a si mesmo.

O alcoolismo é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois é a dependência do indivíduo ao álcool, onde este acaba por consumir de forma excessiva, contínua e compulsiva bebidas alcoólicas.

Com o uso excessivo do álcool o dependente acaba desenvolvendo a tolerância, onde ele precisará aumentar cada vez mais o consumo da substância, para ter os efeitos que tinha antes com pequenas quantidades.

A dependência do álcool ocorre quando o indivíduo não consegue mais interromper o uso da substância, e caso pare com o consumo começa a apresentar sintomas de abstinência, como tremores, ansiedade, fadiga, depressão e dor de cabeça.

O alcoolismo é um problema que afeta muitas famílias, além de acarretar sérias consequências a vida do dependente.

Esse problema não possui uma cura, mas sim tratamento, onde seus efeitos podem ser amenizados e controlados.

Existem diferentes tipos de tratamento para alcoólatras no Grupo Clínicas de Recuperação, como terapia familiar, de aversão e comportamental, aconselhamento, grupos de apoio e utilização de medicamentos.

Como são aplicados os tratamentos de ALCOÓLATRAS pela Clínicas de Recuperação?

O alcoolismo ou abuso do álcool ocorrem devido a vários fatores interligados, incluindo a genética, a maneira com que o dependente foi criado, o seu meio social e sua saúde mental. A diferença entre uso frequente do álcool e alcoolismo é que os alcoólatras não têm mais capacidade de definir limites para seu consumo. Seu uso é autodestrutivo e perigoso para si e para outras pessoas. Diferentemente do usuário de drogas ilícitas, que tem consciência de que está infringindo leis, tornando-se até marginalizado. Estes geralmente aceitam melhor a idéia da perda do controle, mas nem sempre a internação. Diferentemente do usuário de drogas ilícitas, que tem consciência de que está infringindo leis, tornando-se até marginalizado. Estes geralmente aceitam melhor a idéia da perda do controle, mas nem sempre a internação.

O álcool é usado muitas vezes e inconscientemente para fugir ou suportar uma realidade. De um aliado nas situações de crise, transforma-se em vilão do dependente e a pessoa que, no início achava que se tornava forte, descobre-se absolutamente fragilizada e merecedora do desrespeito alheio.

Abordagens Específicas

Em geral os alcoolistas apresentam nível de cronificação mais avançado com conseqüências clínicas diversas como: neuropatia periférica, hipertensão, cardiopatia, esteatose hepática, pancreatite, diabetes, entre outros problemas

A negação é um dos maiores obstáculos para a obtenção de ajuda contra o alcoolismo. E pode agravar ainda mais os problemas relacionados com o álcool, trabalho, família e etc.. Alcoolistas são mais propensos a pedir divórcio e se envolver em violência doméstica

O tratamento do alcoolismo é realizado em regime de internação continuada, na qual o paciente poderá ser internado voluntariamente, de espontânea vontade para se tratar, ou nos casos em que o paciente não aceita o tratamento, mas já houveram danos pessoais, profissionais e familiares, a internação poderá ser realizada Involuntariamente, sendo utilizada equipe especializada na remoção do paciente até a unidade clínica.

Fale Conosco

Preencha nosso formulário ao lado que um de nossos terapeutas especializados entrará em contato para esclarecer todas as suas dúvidas sobre como funciona o tratamento e a internação nos nossos Centros de Tratamento para Dependência Química e Alcoolismo.
× Podemos te ajudar?